Lins Arquitetos Associados :: Rua Manoel Miguel dos Santos, 330 - Juazeiro do Norte, Cariri - Ce :: 55 88 2156-2745

 

Retrofit das fachadas do colégio Êxito do Cariri

O projeto de retrofit do Colégio Êxito do Cariri em Juazeiro do Norte/CE contemplou a remodelação das fachadas e do acesso principal, assim como buscou fortalecer o local pela relevância no entorno urbano.

A fachada existente era fechada, opaca, com cobogós vedados e elementos estruturais como vigas e pilares bem marcados. Alguns condensadores de ar-condicionados aparentes, bem como placas de publicidades vedando as poucas entradas de luz.

O partido arquitetônico tomado, foi a implantação de três camadas. Na pele externa do edifício os cobogós foram retirados, as aberturas foram aumentadas e substituídas por esquadrias de vidro incolor para proporcionar a entrada de luz natural nas salas de aula. Uma câmara de ar de um metro de largura foi criada antes da fixação da última pele, uma estrutura metálica auxiliar para receber um ripado de metalon. Foram instaladas barras de metalon de seis metros, para minimizar perdas, pintadas em seis tons de azul. A paginação parte da esquina, com peças de metalon variando de um até seis metros de comprimento, para em seguida as peças maiores serem colocadas de maneira aleatória em relação a cor. Isso trouxe dinamismo às fachadas.

Uma marquise que avança em direção à calçada funciona como proteção de sol e chuva para os usuários da escola. O recuo do prédio em uma das fachadas serviu para a colocação de bancos de madeira para alunos e pessoas que circulam pelo local.

O resultado final é uma fachada contemporânea com fortes preocupações com o conforto térmico no interior da edificação. O contraste visual com as edificações do entorno criou um marco visual na região, uma referência para o bairro.

 

Ficha Técnica

Nome do Projeto: Retrofit das fachadas do colégio Êxito do Cariri 


Localização: Juazeiro do Norte – CE


Ano de conclusão da obra: 2018


Área total construída (m2): 330,00 m² (fachada)


Arquitetos responsáveis: Cintia Lins e George Lins


Estagiários: Gabriela Brasileiro, Camila Tavares, Hanna dos Santos, Samuel Melo, Alice Teles e Paula Thiers


Fotógrafa: Joana França