Lins Arquitetos Associados :: Rua Manoel Miguel dos Santos, 330 - Juazeiro do Norte, Cariri - Ce :: 55 88 2156-2745

 

Residência J/S

A residência J/S está localizada na cidade do Crato, na região do cariri cearense. Em um terreno praticamente quadrado e de esquina, medindo 31m de frente e 30m de fundo e com um desnível acentuado de 1.60m no sentido leste-oeste. Tal condicionante foi o responsável pelo partido do projeto arquitetônico, levando os arquitetos a setorizarem a edificação em três partes. O setor de acesso/chegada, onde se encontram garagem, área de serviço, dependência de empregada, cozinha e sala de jantar estão a meio nível do restante da casa. Os outros dois setores, o íntimo e o social se localizam em um nível acima (setor íntimo) e um nível abaixo (setor social). O setor íntimo é composto por três suítes com closet e banheiro e o setor social possui um quarto de hóspedes com closet e banheiro, sala de estar e varanda gourmet. Os três blocos geram uma área construída de 600m².

Algumas estratégias de proteção solar foram utilizadas para amenizar a incidência solar direta nas fachadas leste e oeste. O setor de acesso principal, intermediário está voltado para o poente, por isso foi utilizada uma grande porta camarão em ripado de madeira como uma pele externa, criando uma câmara de ar (jardim de 1m de largura) e logo em seguida o fechamento em esquadria de vidro, protegendo a cozinha e a sala de jantar do calor intenso. Na fachada nascente, voltada para o setor íntimo, foram criadas varandas e brises verticais em concreto revestidos de filetes de mármore, ora retangulares, ora trapezoidais, que além de filtrar o sol, traz privacidade para os quartos.

A área de lazer é composta por uma piscina em formato triangular com uma prainha e escadaria em leque. A cascata e o chuveirão são um volume único em balanço revestido com o mesmo filete de mármore dos brises verticais.

Para o paisagismo foram especificadas palmeiras como Carnaúbas, Rabo-de-raposa e Ravenalas, essa última com a função de proporcionar privacidade, já que o vizinho dos fundos é uma residência de dois pavimentos.

A residência é toda revestida em textura branca com alguns volumes como o escritório, caixa-d’água, brises, cascata e chuveirão em filetes de mármore, proporcionando assim uma volumetria marcante.

 

Ficha Técnica

Nome do Projeto: Residência J/S 


Localização: Crato – CE


Ano de conclusão da obra: 2014


Área total construída (m2): 600,00 m²

Arquitetos responsáveis: Cintia Lins, Deborah Lins e George Lins

Arquitetas colaboradoras: Camila Bezerra e Sarah Bastos


Estagiárias: Alice Teles e Paula Thiers


Fotógrafa: Joana França