Lins Arquitetos Associados :: Rua Manoel Miguel dos Santos, 330 - Juazeiro do Norte, Cariri - Ce :: 55 88 2156-2745

 

Jovens Arquitetos no Nordeste

 

Entendemos que a arquitetura é a produção dos espaços para o homem, condicionada a um local e uma época. Cada região expressa sua arquitetura segundo materiais, técnicas construtivas, estratégias de amenização climática e a cultura de um povo. É partindo desses princípios que construímos nossa temática: a produção arquitetônica e urbanística no Nordeste.

Enquanto nordestinos, o propósito do tema é fortalecer as identidades que aqui enraizaram e externar o que nos é próprio. Para tanto, o Espaço Macaúba irá promover uma série de rodas de conversa, trazendo para o centro do debate jovens arquitetos dos nove estados do Nordeste. Por meio das rodas de conversa identificaremos a atual produção arquitetônica e urbanística no Nordeste brasileiro, suscitando reflexões e análises sobre nosso tempo e lugar. Pretendemos, através dessas discussões, contribuir para a formação do senso crítico do público alvo acerca das nossas características climáticas, fitogeográficas, construtivas e culturais que tanto nos são específicas e que, todavia, são tão pouco reconhecidas.

 

Etapa Paraíba

A segunda edição das rodas de conversa Jovens Arquitetos no Nordeste aconteceu na noite do dia 28 de setembro e teve como protagonista a produção arquitetônica do estado da Paraíba. Recebemos os representantes dos escritórios Vilanova Arquitetura, de Campina Grande e Martins Lucena Arquitetos, de João Pessoa.

.

O evento se iniciou com a fala do escritório Martins Lucena, representado pelos arquitetos Kleimer Martins e Márcio Lucena que apresentaram os princípios que norteiam o escritório desde 2009 e como estão materializados nos projetos, como aspectos modernistas, questões contemporâneas, eficiência funcional e estrutural, particularizando cada nova edificação. Expuseram alguns dos projetos assinados pelo escritório, como residências e equipamentos institucionais e relataram a experiência de se projetar em outro país.

.

A segunda parte do evento foi conduzida por Fabiano Melo, arquiteto e sócio fundador do escritório Vilanova Arquitetura e também Deivid Borges, arquiteto colaborador do mesmo escritório. Expuseram projetos residenciais, comerciais e equipamentos urbanos, sempre enfatizando a sua relação com o contexto onde está inserido. O escritório mantém forte vínculo com a docência, o que gera oportunidades de interlocução entre o exercício profissional e o debate acadêmico, estimulando associações de conhecimentos em três frentes complementares: o ensino, a pesquisa e a prática do ofício.

.

Ao final, o formato de roda de conversa possibilitou a participação do público, com perguntas direcionadas aos convidados e questionamentos acerca do tema central: a produção arquitetônica contemporânea no Nordeste.