top of page

 

Hospital Veterinário Unileão

O Hospital Veterinário Escola, da Unileão, está localizado na cidade de Juazeiro do Norte, Cariri, sul do estado do Ceará. Trata-se de um equipamento do curso de medicina veterinária da instituição e têm como intuito capacitar os alunos através da prática das atividades, sempre sob supervisão dos professores. O Hospital funciona 24 horas por dia e atende animais de pequeno e grande porte, contendo áreas de internação para pequenos e grandes animais, piquetes, consultórios, enfermarias, centro cirúrgico, fisioterapia, imagem, farmácia e depósitos. Além disso, conta com um grande centro de pesquisa com diversos laboratórios e salas de aula onde são desenvolvidas e aprimoradas tecnologias voltadas para realidade local.
 

O partido do projeto foi a concepção de uma grande coberta solta da edificação, proporcionando muita sombra para as atividades que acontecem logo abaixo sendo, portanto, a principal estratégia de conforto térmico utilizada. Essa coberta, em telhas metálicas e translúcidas, é sustentada por treliças metálicas curvas, como se fossem ondas, com interrupções estrategicamente posicionadas para permitir a renovação do ar e consequentemente a saída do ar quente. As telhas translúcidas garantem o aproveitamento da luz natural. A grande sombra protege, não só os edifícios abaixo, como também todos os espaços entre eles, incluindo jardins, circulações, áreas de convivência, piquetes, ambulatório e recepção.
 

O terreno original, inclinado, foi modificado para dar lugar a dois platôs com uma diferença de cota de quatro metros entre eles. Esses platôs acomodam os edifícios que variam entre um e dois pavimentos. O encontro desses dois níveis é feito com muros de arrimo escalonados contendo jardins que minimizam essa diferença de nível, além de protegerem as circulações do pavimento superior, trazendo segurança aos usuários. 
 

As atividades do hospital foram distribuídas em seis blocos (retangulares ou trapezoidais) afastados entre si, gerando espaços entre eles, permitindo a livre ventilação cruzada. Esses espaços são repletos de jardins que trazem umidade, gerando um micro clima agradável e contribuindo para a regulação da temperatura, principalmente na época seca. O fechamento desses edifícios são feitos em esquadrias de alumínio branco e vidro, moduladas, em faixas verticais e desencontradas, ora nascendo do topo, ora do piso, tornando as fachadas mais dinâmicas e captando a iluminação necessária para cada ambiente interno. 
 

Uma grande proteção solar, de sete metros de altura, feita com tijolos cerâmicos maciços desencontrados, filtra a luz do sol intensa na região e protege o interior do edifício. Seu formato ondulado, traz mais estabilidade para o elemento, além de dialogar com as curvas da coberta. Além de proteção solar na fachada poente, serve também de separação entre o setor público e privado do equipamento.
 

Por fim, o edifício se propõe a ser um oásis no meio do sertão, com estratégias bioclimáticas passivas, que minimizam os efeitos do calor do clima semiárido, proporcionando espaços generosos e agradáveis para as atividades propostas, visando sempre o bem-estar dos usuários e dos animais.

 

Ficha Técnica

Nome do Projeto: Hospital Veterinário Escola / Unileão 


Localização: Av. Maria Letícia Pereira, S/N, Lagoa Seca, Juazeiro do Norte – CE


Ano de conclusão da obra: 2023


Área total construída (m2):  5.236,85 m²

Arquitetos responsáveis:
Cintia Lins e George Lins


Equipe: Gabriela Brasileiro, Joyce de Deus, Alessandra Braga, Armênia Araújo, Alice Teles, Mayara Rocha, Lia Lopes, Samuel Melo, Camila Tavares, Caroline Braga, Cristiellen Rodrigues, Thais Menescal, Paula Thiers


Fotógrafa: Joana França 

Âncora 1
Âncora 2
bottom of page